sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Time para cabulosar no Novo Basquete Brasil


Neste próximo final de semana, o Universo BRB, time de basquete de Brasília, volta às quadras pela segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Mesmo sendo o atual vice-campeão do torneio, a equipe brasiliense não perdeu os grandes atletas do elenco e se reforçou de maneira muito competente: trouxe dois jogadores rodados e que já passaram pela seleção brasileira, como Nezinho e Guilherme Giovannoni.


Isso tudo é o que destaca o site do globoesporte.com (http://bit.ly/7xaM6), que traz um balanço do que pode ser este campeonato nacional para o Universo.


Neste contexto, vale-se elogiar a atuação da diretoria, que manteve o “astro” Alex, o “mão santa” Arthur e o “distribuidor de bolas” Valtinho no elenco. Além disso, passou na frente dos rivais, inclusive times do exterior, e repatriou Guilherme Giovannoni, que desde 2003 estava jogando pela Europa. E, por último, mas não menos importante, o armador Nezinho também retornou ao time de Brasília, clube no qual defendeu durante a temporada de 2007.   


A segunda edição do NBB é aguardada com muita ansiedade por parte dos torcedores do Universo. Grande rival do Flamengo, o time de Brasília perdeu as duas últimas finais do nacional para o time carioca. Talvez essa rivalidade         tenha sido um dos motivos que levou clube brasiliense a se reforçar tão bem.


E já que estamos falando dessa rivalidade, também é pertinente situar que o Flamengo fez o contrário do que o Universo. Ao invés de manter os principais jogadores e contratar outros, a equipe rubro-negra perdeu o seu “ex NBA” Baby. Por outro lado, manteve o consagrado Marcelinho. Trocando tudo isso em miúdos, o time perdeu qualidade e, com certeza, falando teoricamente, o Universo saiu na frente nesta rivalidade que também atinge os bastidores do basquete.


Outro fator importante e que vai contar muito para o Universo ao longo da temporada foi ter mantido a mesma comissão técnica dos últimos dois anos. Com o treinador Lula Ferreira no comando, o time de Brasília sempre disputou títulos nas competições que participou.


Além disso, a atual “pré temporada” (se assim pode-se chamar) do Universo foi bastante produtiva. Com viagens para China e Argentina, onde disputou vários jogos com equipes estrangeiras, o time de Brasília pôde comprovar que está indo pelo caminho certo. Vale destacar que na China o Universo jogou muito, tanto que conquistou o título do Torneio Cidade de Shanxi.


Agora, faltando pouco para a estreia do time de Brasília na NBB, o negócio é cuidar das lesões que atormentam alguns jogadores. Valtinho, com dores nas costas, faz trabalho intensivo para poder jogar contra o Pinheiros, no primeiro jogo do campeonato. Outro que corre o risco de ficar de fora da estreia é Cipriano, que sofre com um problema na hérnia.


E para relembrar, o Universo estreia no nacional dia 01/11, domingo, às 10 horas contra o Pinheiros. No dia seguinte, ainda em São Paulo, o time de Brasília enfrenta o Paulistano. O primeiro jogo em casa será no dia 15/11 contra a equipe de Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário